
Dra. Luciana Tupy Tavares Furlan
CRM-SP 109.330 RQE 29.113
Endocrinologia e Metabologia
Medicina do Estilo de Vida
Abordagem da Obesidade
Vamos falar um pouco sobre a Abordagem Comportamental na Obesidade?
Essa abordagem procura unir as funções simbólicas que os alimentos tem para o indivíduo, considerando aspectos emocionais, culturais e sociais.
Isso influencia na escolha do alimento.
É uma abordagem que informa e capacita o paciente a fazer suas escolhas alimentares deixando de fora o conceito de “dieta”.
O foco do tratamento não é exclusivamente “emagrecer” mas é uma consequência das mudanças de hábitos e melhora da qualidade alimentar.
Segundo o dicionário de psicologia (Doron, 2001) o comportamento é um conjunto de reações de um indivíduo aos fatores que compõem o seu meio e suas interações.
Na tentativa de explicar o comportamento humano em relação à alimentação temos 3 níveis à saber: Filogênese, Ontogênese e Cultura.
A Filogênese diz respeito às nossas respostas hedônicas positivas ao sabor doce e aversão ao gosto amargo.
A Ontogênese refere-se à comportamentos aprendidos através de modelagem: onde o alimento foi consumido, na presença de quem, como, como estava o ambiente naquele momento. Existe associação do paladar com a história de vida do indivíduo.
A Cultura diz respeito ao comportamento do indivíduo influenciado por regras familiares, hábitos regionais, ou seja, influência do ambiente social daquele indivíduo.
Exemplo da interação dinâmica entres os 3 níveis:
Um pedaço de chocolate Filogênese: preferência por açúcar e gordura.
Ontogênese: aprendemos com as outras pessoas que o chocolate é gostoso.
Cultura: Definimos que o chocolate pode ser consumido como um lanche ou uma sobremesa.
A Cultura diz respeito ao comportamento do indivíduo influenciado por regras familiares, hábitos regionais, ou seja, influência do ambiente social daquele indivíduo.
Os comportamentos são ações que um indivíduo só muda quando ele age, não bastando apenas haver um pensamento ou decisão interior e para isso é necessário reforçar todos os passos para alcançar o comportamento desejado.
Os princípios da abordagem comportamental são:Abordagem centrada no paciente, Linguagem Facilitadora, Respeito e Empatia, Comunicação Não-Violenta (CNV),
Vínculo Colaborativo, Compaixão e Autocompaixão.
A Fome e a Saciedade
A Fome e a Saciedade acontecem de maneira diferente em cada indivíduo, já que o tempo para sentir fome e a quantidade de comida que leva à saciedade não são os mesmos paratodas as pessoas.
É importante saber alguns conceitos:
1.Você sabe o que é Saciedade? É a sensação de plenitude gástrica, sem sensação de fome e com sensação de bem-estar.
2. Apetite ou fome hedônica: É o desejo de comer um alimento ou grupo de alimento específico para obter satisfação.
3.Satisfação: É o prazer de comer o que se deseja ao mesmo tempo em que se sente o estômago preenchido/cheio.
4. Fome: Necessidade fisiológica de comer sem relação com um alimento específico.Muitos pacientes sabem o que devem fazer, mas não como fazê-lo.
Nesse contexto, durante aconsulta, convido o paciente a trabalhar o aconselhamento nutricional na prática clínica.Iremos trabalhar da seguinte forma com as seguintes estratégias:
1. o auto-monitoramento através do diário alimentar,
2. o controle de estímulos externos que podem atrapalhar o momento da refeição
3. acordos de mudanças de comportamento
4. Terapia Cognitivo Comportamental
5. Prevenção de Recaídas
Mindfulness Eating ou Comer com Atenção Plena
O método americano mindfulness, traduzido para o português como “atenção plena", é um programa de redução de estresse, considerado uma valiosa ferramenta no âmbito da terapia comportamental, principalmente no tratamento de doenças crônicas.
A prática de mindfulness prepara o indivíduo para maior concentração com a finalidade de manter a atenção constante e, com isso, desenvolver melhores maneiras de lidar com as adversidades.
Existem 7 atitudes que devemos praticar durante o mindfulness eating:
1.Não Julgamento
2.Paciência
3.Mente de Principiante
4.Confiança
5.Não Resistência
6.Aceitação
7.Desapego
A essas 7 atitudes, inicialmente propostas por Jon Kabat-Zinn (2019), foram acrescentados, conforme o desenvolvimento da teoria e da prática do programa mindfulness, mais dois conceitos: Gratidão e Generosidade.
Desta forma o Comer com Atenção Plena ou Mindfuness Eating consiste em: "Dar atenção sem julgamentos às sensações despertadas durante o ato de comer".
Apreciar o sabor, temperatura, textura dos alimentos e conectar-se com o preparo da comida é uma estratégia, com base científica que ajuda no manejo do comer exagerado e assim no controle do ganho de peso.
A técnica de comer com atenção plena demonstra bons resultados na mudança de comportamento alimentar, resgatando a alimentação saudável com a comida com respostas positivas na sua saúde.
Entrevista Motivacional
A entrevista motivacional é uma técnica comportamental desenvolvida pelos psicólogos William Miller e Stephen Rollnick em 1983, visando ao tratamento para dependência química.
Com o passar dos anos, teve seu campo de aplicabilidade bastante ampliado, na busca por mudanças de comportamento.
A motivação de um indivíduo pode ser definida como um sentimento que faz com que as pessoas ajam no sentido de atingir seus objetivos, justificando o comportamento. Ainda que o entorno possa influenciar a motivação de um indivíduo, apenas o próprio indivíduo poderá se motivar ou desmotivar diretamente. Quando existe um desejo de mudança, mas o indivíduo não consegue mudar, pode estar existindo falta de motivação. O desenvolvimento da relação médico-paciente, baseando-se nesse modelo de consulta, focado na Entrevista Motivacional, apresenta bons resultados na busca da mudança de comportamento alimentar, além de melhorar a relação do indivíduo com a comida.
Terapia Cognitivo-Comportamental
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem que se caracteriza por ser direta e estruturada, tendo como foco a solução de um problema apresentado pelo indivíduo. Dentro dessa abordagem, a compreensão de uma situação individual deve ser feita levando em consideração três aspectos de um indivíduo: os pensamentos, o sentimentos e ocomportamento.
A TCC contempla técnicas que serão ferramentas importantes no momento da consulta quando estamos buscar o caminho para o melhor aconselhamento nutricional.
O objetivo é fazer o paciente entender e interpretar melhor os sinais internos de fome e saciedade e o comer sem culpa e com satisfação plena.